21 receitas com tomate para aproveitar esse ingrediente versátil

21 receitas com tomate para aproveitar esse ingrediente versátil

O tomate é um dos ingredientes mais usados na culinária brasileira e mundial. Ele pode ser consumido cru, cozido, assado, recheado, em molhos, sopas, saladas e muito mais. Além de ser saboroso, o tomate também é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes que fazem bem para a saúde. Neste artigo, você vai aprender 21 receitas com tomate que vão desde as mais simples até as mais elaboradas. Prepare-se para se deliciar com esse ingrediente versátil e nutritivo.

O que é o tomate e por que ele é tão usado na culinária?

O tomate é uma fruta (sim, fruta!) originária da América do Sul, mas que se adaptou bem a diversos climas e solos ao redor do mundo. Ele pertence à família das solanáceas, assim como a batata, a berinjela e o pimentão. Existem vários tipos de tomate, como o cereja, o italiano, o caqui, o grape e o holandês, cada um com suas características de tamanho, forma, cor e sabor.

O tomate é tão usado na culinária porque ele combina com quase tudo. Ele pode ser usado como base para molhos, como ingrediente principal ou como complemento para outros pratos. Ele também pode ser preparado de diversas formas, como cru, cozido, assado, recheado, em conserva ou desidratado. O tomate tem um sabor levemente ácido que realça o sabor dos outros ingredientes e equilibra o salgado e o doce.

Como fazer 21 receitas com tomate deliciosas e fáceis

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o tomate, vamos às receitas. Selecionamos 21 receitas com tomate que vão agradar a todos os paladares e ocasiões. Confira:

1. Salada de tomate com mussarela de búfala

Salada de tomate com mussarela de búfala
Salada de tomate com mussarela de búfala

Essa é uma das receitas mais simples e clássicas com tomate. Você só vai precisar de tomates maduros cortados em rodelas, mussarela de búfala cortada em fatias, folhas de manjericão fresco, azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino a gosto. Basta arrumar os ingredientes em um prato ou travessa, regar com azeite e temperar com sal e pimenta. Sirva gelada ou em temperatura ambiente.

2. Tomate recheado com atum

Tomate recheado com atum
Tomate recheado com atum

Essa é uma receita prática e nutritiva que pode ser servida como entrada ou como prato principal. Você vai precisar de tomates grandes e firmes lavados e secos, atum em lata escorrido e desfiado, maionese light, cebola picada, salsinha picada, sal e pimenta-do-reino a gosto. Corte uma tampa dos tomates e retire as sementes com uma colher. Misture o atum com a maionese, a cebola, a salsinha, o sal e a pimenta em uma tigela. Recheie os tomates com essa mistura e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até os tomates ficarem macios. Sirva quente ou frio.

3. Sopa de tomate com croutons

Tomate recheado com atum
Tomate recheado com atum

Essa é uma receita ideal para os dias frios ou para quem quer uma refeição leve e saudável. Você vai precisar de tomates maduros picados sem pele e sem sementes (ou extrato de tomate), caldo de legumes ou de frango (ou água), alho picado, cebola picada, azeite de oliva, sal, pimenta-do-reino e açúcar a gosto. Para os croutons, você vai precisar de pão francês ou de forma cortado em cubos pequenos (ou torradas prontas), manteiga derretida (ou azeite) e orégano seco (ou outro tempero de sua preferência). Em uma panela grande, refogue o alho e a cebola no azeite até ficarem macios. Adicione os tomates (ou o extrato) e o caldo (ou a água) e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 20 minutos ou até os tomates se desmancharem. Tempere com sal, pimenta e açúcar a gosto. Bata a sopa no liquidificador ou com um mixer até ficar homogênea. Volte a sopa para a panela e mantenha aquecida. Em uma assadeira, espalhe os cubos de pão (ou as torradas) e regue com a manteiga (ou o azeite). Polvilhe o orégano (ou outro tempero) e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 10 minutos ou até os croutons ficarem crocantes e dourados. Sirva a sopa em tigelas ou pratos fundos e coloque os croutons por cima.

4. Molho de tomate caseiro

Essa é uma receita básica que pode ser usada para fazer macarrão, pizza, lasanha, almôndegas e outros pratos. Você vai precisar de tomates maduros picados sem pele e sem sementes (ou extrato de tomate), alho picado, cebola picada, azeite de oliva, sal, pimenta-do-reino, açúcar, folhas de louro e manjericão fresco ou seco a gosto. Em uma panela grande, refogue o alho e a cebola no azeite até ficarem macios. Adicione os tomates (ou o extrato) e as folhas de louro e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 30 minutos ou até o molho engrossar. Tempere com sal, pimenta, açúcar e manjericão a gosto. Se quiser um molho mais liso, bata no liquidificador ou com um mixer. Use o molho para fazer sua receita favorita ou guarde em potes de vidro esterilizados na geladeira por até uma semana ou no freezer por até três meses.

5. Tomate assado com queijo

Tomate assado com queijo
Tomate assado com queijo

Essa é uma receita simples e deliciosa que pode ser servida como acompanhamento ou como petisco. Você vai precisar de tomates médios lavados e secos, queijo parmesão ralado, alho picado, orégano seco, sal e pimenta-do-reino a gosto. Corte os tomates ao meio e retire as sementes com uma colher. Coloque-os em uma assadeira untada com um pouco de azeite. Em uma tigela pequena, misture o queijo parmesão, o alho, o orégano, o sal e a pimenta. Polvilhe essa mistura sobre os tomates. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 20 minutos ou até os tomates ficarem macios e o queijo derreter e dourar. Sirva quente ou frio.

6. Tomate cereja caramelizado

Tomate cereja caramelizado
Tomate cereja caramelizado

Essa é uma receita diferente e surpreendente que pode ser servida como entrada ou como sobremesa. Você vai precisar de tomates cereja lavados e secos, açúcar cristal, água, palitos de dente e folhas de hortelã para decorar. Em uma panela pequena, leve ao fogo médio o açúcar e a água e mexa até dissolver. Deixe ferver sem mexer até formar uma calda dourada. Com cuidado, espete os tomates cereja nos palitos de dente e mergulhe-os na calda, cobrindo-os bem. Coloque-os sobre uma superfície untada com óleo ou forrada com papel-manteiga. Deixe esfriar até endurecer. Decore com folhas de hortelã e sirva.

7. Tomate caqui recheado com ricota

Tomate caqui recheado com ricota
Tomate caqui recheado com ricota

Essa é uma receita leve e saudável que pode ser servida como entrada ou como prato principal vegetariano. Você vai precisar de tomates caqui grandes e firmes lavados e secos, ricota amassada com um garfo, creme de leite light, nozes picadas, passas sem sementes, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a

gosto. Corte uma tampa dos tomates e retire as sementes com uma colher. Misture a ricota com o creme de leite, as nozes, as passas, o sal, a pimenta e a noz-moscada em uma tigela. Recheie os tomates com essa mistura e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até os tomates ficarem macios. Sirva quente ou frio.

8. Tomate confit

Tomate confit
Tomate confit

Essa é uma receita sofisticada e aromática que pode ser servida como acompanhamento ou como antepasto. Você vai precisar de tomates cereja lavados e secos, alho descascado, alecrim fresco, tomilho fresco, sal grosso, pimenta-do-reino e azeite de oliva extra virgem. Coloque os tomates em uma assadeira untada com um pouco de azeite. Espalhe os dentes de alho, as folhas de alecrim e de tomilho por cima. Tempere com sal grosso e pimenta-do-reino a gosto. Regue com bastante azeite, cobrindo os tomates até a metade. Leve ao forno pré-aquecido a 160°C por cerca de uma hora ou até os tomates ficarem murchos e macios. Sirva quente ou frio, com pão ou torradas.

9. Tomate seco

Tomate seco
Tomate seco

Essa é uma receita que requer paciência e tempo, mas que vale a pena pelo sabor intenso e concentrado do tomate. Você vai precisar de tomates maduros lavados e secos, sal, açúcar, orégano seco e azeite de oliva. Corte os tomates ao meio e retire as sementes com uma colher. Coloque-os em uma assadeira untada com um pouco de azeite, com a parte cortada para cima. Polvilhe sal, açúcar e orégano sobre os tomates. Leve ao forno pré-aquecido a 120°C por cerca de três horas ou até os tomates ficarem secos e enrugados. Vire-os na metade do tempo para secarem por igual. Retire do forno e deixe esfriar completamente. Guarde os tomates secos em um pote de vidro esterilizado na geladeira, cobertos com azeite de oliva. Use-os para fazer molhos, saladas, sanduíches ou como quiser.

10. Tomate gratinado

Tomate gratinado
Tomate gratinado

Essa é uma receita simples e saborosa que pode ser servida como acompanhamento ou como prato principal vegetariano. Você vai precisar de tomates médios lavados e secos, farinha de rosca, queijo parmesão ralado, alho picado, salsinha picada, sal e pimenta-do-reino a gosto. Corte os tomates ao meio e retire as sementes com uma colher. Coloque-os em uma assadeira untada com um pouco de azeite, com a parte cortada para cima. Em uma tigela pequena, misture a farinha de rosca, o queijo parmesão, o alho, a salsinha, o sal e a pimenta. Polvilhe essa mistura sobre os tomates. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 20 minutos ou até os tomates ficarem macios e o queijo derreter e dourar. Sirva quente ou frio.

11. Tomate frito

Tomate frito
Tomate frito

Essa é uma receita típica do sul dos Estados Unidos que pode ser servida como acompanhamento ou como petisco. Você vai precisar de tomates verdes (ou maduros mas firmes) lavados e secos, farinha de trigo, ovos batidos, farinha de milho (ou fubá), óleo vegetal para fritar, sal e pimenta-do-reino a gosto. Corte os tomates em rodelas grossas e tempere com sal e pimenta. Passe as rodelas pela farinha de trigo, depois pelos ovos batidos e depois pela farinha de milho (ou fubá). Frite-as em óleo quente até ficarem douradas e crocantes dos dois lados. Escorra em papel-toalha e sirva quente.

12. Tomate recheado com carne moída

Tomate recheado com carne moída
Tomate recheado com carne moída

Essa é uma receita tradicional e nutritiva que pode ser servida como prato principal. Você vai precisar de tomates grandes e firmes lavados e secos, carne moída (ou patinho moído), cebola picada, alho picado, azeite de oliva, sal, pimenta-do-reino, orégano, salsinha picada, queijo mussarela ralado e molho de tomate caseiro (ou pronto). Corte uma tampa dos tomates e retire as sementes com uma colher. Reserve. Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite até ficarem macios. Adicione a carne moída e cozinhe, mexendo de vez em quando, até dourar. Tempere com sal, pimenta, orégano e salsinha a gosto. Recheie os tomates com essa mistura e coloque-os em uma assadeira untada com um pouco de azeite. Cubra cada tomate com um pouco de queijo mussarela e regue com o molho de tomate. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até os tomates ficarem macios e o queijo derreter. Sirva quente.

13. Tomate cereja com queijo cottage

Tomate cereja com queijo cottage
Tomate cereja com queijo cottage

Essa é uma receita leve e refrescante que pode ser servida como entrada ou como lanche. Você vai precisar de tomates cereja lavados e secos, queijo cottage (ou ricota), cebolinha picada, sal e pimenta-do-reino a gosto. Corte os tomates cereja ao meio e retire as sementes com uma colher. Misture o queijo cottage com a cebolinha, o sal e a pimenta em uma tigela. Recheie os tomates com essa mistura e sirva gelado ou em temperatura ambiente.

14. Tomate holandês recheado com ovos

Tomate holandês recheado com ovos
Tomate holandês recheado com ovos

Essa é uma receita diferente e saborosa que pode ser servida como café da manhã ou como brunch. Você vai precisar de tomates holandeses grandes e firmes lavados e secos, ovos, creme de leite fresco, queijo parmesão ralado, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto. Corte uma tampa dos tomates e retire as sementes com uma colher. Coloque-os em uma assadeira untada com um pouco de azeite. Quebre um ovo dentro de cada tomate. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Regue com um pouco de creme de leite fresco e polvilhe com queijo parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos ou até os ovos ficarem cozidos ao seu gosto. Sirva quente.

15. Tomate italiano recheado com cogumelos

Tomate italiano recheado com cogumelos
Tomate italiano recheado com cogumelos

Essa é uma receita vegetariana e deliciosa que pode ser servida como entrada ou como prato principal. Você vai precisar de tomates italianos grandes e firmes lavados e secos, cogumelos frescos picados (ou champignon em conserva), cebola picada, alho picado, azeite de oliva, sal, pimenta-do-reino, salsinha picada, queijo parmesão ralado e farinha de rosca a gosto. Corte uma tampa dos tomates e retire as sementes com uma colher. Reserve. Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite até ficarem macios. Adicione os cogumelos e cozinhe, mexendo de vez em quando, até dourar. Tempere com sal, pimenta e salsinha a gosto. Recheie os tomates com essa mistura e coloque-os em uma assadeira untada com um pouco de azeite. Em uma tigela pequena, misture o queijo parmesão ralado e a farinha de rosca. Polvilhe essa mistura sobre os tomates. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até os tomates ficarem macios e o queijo derreter e dourar. Sirva quente.

16. Tomate grape assado com ervas

Tomate grape assado com ervas
Tomate grape assado com ervas

Essa é uma receita simples e aromática que pode ser servida como acompanhamento ou como aperitivo. Você vai precisar de tomates grape lavados e secos, alho picado, alecrim fresco, tomilho fresco, sal grosso, pimenta-do-reino e azeite de oliva extra virgem. Coloque os tomates grape em uma assadeira untada com um pouco de azeite. Espalhe o alho, as folhas de alecrim e de tomilho por cima. Tempere com sal grosso e pimenta-do-reino a gosto. Regue com bastante azeite, cobrindo os tomates até a metade. Leve ao forno pré-aquecido a 160°C por cerca de uma hora ou até os tomates ficarem murchos e macios. Sirva quente ou frio, com pão ou torradas.

17. Tomate recheado com queijo e presunto

Essa é uma receita fácil e saborosa que pode ser servida como entrada ou como lanche. Você vai precisar de tomates médios lavados e secos, queijo mussarela ralado, presunto picado, orégano seco, sal e pimenta-do-reino a gosto. Corte os tomates ao meio e retire as sementes com uma colher. Coloque-os em uma assadeira untada com um pouco de azeite, com a parte cortada para cima. Em uma tigela pequena, misture o queijo mussarela, o presunto, o orégano, o sal e a pimenta. Recheie os tomates com essa mistura. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 20 minutos ou até os tomates ficarem macios e o queijo derreter e dourar. Sirva quente ou frio.

18. Tomate recheado com frango e milho

Essa é uma receita prática e nutritiva que pode ser servida como prato principal. Você vai precisar de tomates grandes e firmes lavados e secos, frango cozido e desfiado, milho verde em conserva escorrido, creme de leite light, queijo parmesão ralado, sal, pimenta-do-reino e salsinha picada a gosto. Corte uma tampa dos tomates e retire as sementes com uma colher. Reserve. Em uma panela, misture o frango, o milho, o creme de leite, o sal, a pimenta e a salsinha e leve ao fogo médio até aquecer bem. Recheie os tomates com essa mistura e coloque-os em uma assadeira untada com um pouco de azeite. Polvilhe o queijo parmesão ralado sobre os tomates. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até os tomates ficarem macios e o queijo derreter e dourar. Sirva quente.

19. Tomate recheado com arroz

Essa é uma receita simples e econômica que pode ser servida como prato principal vegetariano. Você vai precisar de tomates grandes e firmes lavados e secos, arroz cozido (ou sobras de arroz), cebola picada, alho picado, azeite de oliva, sal, pimenta-do-reino, orégano seco e queijo parmesão ralado a gosto. Corte uma tampa dos tomates e retire as sementes com uma colher. Reserve as sementes em uma tigela pequena. Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite até ficarem macios. Adicione o arroz cozido (ou as sobras) e tempere com sal, pimenta e orégano a gosto. Recheie os tomates com essa mistura e coloque-os em uma assadeira untada com um pouco de azeite. Em um liquidificador ou mixer, bata as sementes dos tomates com um pouco de água até formar um molho ralo. Tempere com sal e pimenta a gosto. Regue esse molho sobre os tomates recheados. Polvilhe o queijo parmesão ralado sobre os tomates. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até os tomates ficarem macios e o queijo derreter e dourar. Sirva quente.

20. Tomate recheado com espinafre e ricota

Essa é uma receita saudável e saborosa que pode ser servida como entrada ou como prato principal vegetariano. Você vai precisar de tomates grandes e firmes lavados e secos, espinafre cozido e picado, ricota amassada com um garfo, creme de leite light, noz-moscada ralada, sal e pimenta-do-reino a gosto. Corte uma tampa dos tomates e retire as sementes com uma colher. Reserve. Em uma tigela, misture o espinafre, a ricota, o creme de leite, a noz-moscada, o sal e a pimenta. Recheie os tomates com essa mistura e coloque-os em uma assadeira untada com um pouco de azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até os tomates ficarem macios. Sirva quente ou frio.

21. Tomate recheado com camarão

Essa é uma receita sofisticada e deliciosa que pode ser servida como entrada ou como prato principal. Você vai precisar de tomates grandes e firmes lavados e secos, camarões limpos e cozidos, cebola picada, alho picado, azeite de oliva, sal, pimenta-do-reino, salsinha picada, queijo parmesão ralado e farinha de rosca a gosto. Corte uma tampa dos tomates e retire as sementes com uma colher. Reserve. Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite até ficarem macios. Adicione os camarões e tempere com sal, pimenta e salsinha a gosto. Recheie os tomates com essa mistura e coloque-os em uma assadeira untada com um pouco de azeite. Em uma tigela pequena, misture o queijo parmesão ralado e a farinha de rosca. Polvilhe essa mistura sobre os tomates. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até os tomates ficarem macios e o queijo derreter e dourar. Sirva quente.

Por que comer tomate faz bem para a saúde?

Comer tomate faz bem para a saúde por vários motivos. O tomate é rico em vitaminas A, C e E, que são antioxidantes que protegem as células dos danos causados pelos radicais livres. O tomate também contém licopeno, um pigmento vermelho que dá cor ao fruto e que tem propriedades anticancerígenas, especialmente para o câncer de próstata. O tomate ainda é fonte de potássio, um mineral que ajuda a regular a pressão arterial e a prevenir cãibras musculares. Além disso, o tomate tem poucas calorias e muitas fibras, que ajudam na digestão e na saciedade.

Mais 3 receitas com tomate para você experimentar

Se você gostou das 21 receitas com tomate que apresentamos neste artigo, aqui vão mais 3 sugestões para você experimentar:

  • Gazpacho: uma sopa fria de origem espanhola feita com tomates maduros batidos no liquidificador com pepino, pimentão verde, cebola, alho, vinagre, azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino. Sirva gelada com pedaços de pão torrado ou croutons.
  • Bruschetta: uma entrada italiana feita com fatias de pão italiano tostado no forno ou na grelha cobertas com tomates picados sem pele e sem sementes temperados com alho picado, manjericão fresco picado, sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva extra virgem.
  • Ratatouille: um prato francês feito com tomates picados sem pele e sem sementes cozidos em fogo baixo com berinjela, abobrinha, cebola, alho, pimentão vermelho, folhas de louro, tomilho fresco ou seco, sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva. Sirva quente ou frio, como acompanhamento ou como prato principal.

    Dúvidas comuns sobre o tomate

    Para encerrar este artigo, vamos responder a algumas dúvidas comuns sobre o tomate que você pode ter:

    • O tomate é uma fruta ou um legume? O tomate é botanicamente uma fruta, pois é o produto do ovário de uma flor. Porém, do ponto de vista culinário, ele é considerado um legume, pois é usado em pratos salgados e não doces.
    • O tomate é ácido ou alcalino? O tomate tem um pH ácido, em torno de 4,5. Porém, isso não significa que ele cause acidez no estômago ou no sangue. Na verdade, o tomate pode ajudar a alcalinizar o organismo, pois contém minerais alcalinos como potássio e magnésio.
    • O tomate faz mal para quem tem pedra nos rins? O tomate não faz mal para quem tem pedra nos rins, desde que seja consumido com moderação. O tomate contém oxalato, uma substância que pode se combinar com o cálcio e formar cálculos renais. Porém, o consumo de água e de outros alimentos ricos em cálcio pode prevenir esse problema.
    • O tomate faz bem para a pele? O tomate faz bem para a pele, pois contém antioxidantes que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. O tomate também contém licopeno, que protege a pele dos danos causados pelo sol e estimula a produção de colágeno.

    Conclusão

    Neste artigo, você aprendeu 21 receitas com tomate que vão desde as mais simples até as mais elaboradas. Você também aprendeu mais sobre o que é o tomate, por que ele é tão usado na culinária e por que ele faz bem para a saúde. Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que se inspire para fazer as suas próprias receitas com tomate. Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo com a sua opinião sincera e sugestões. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *