A comida portuguesa é uma das mais ricas e variadas do mundo, graças à influência de diferentes culturas e regiões que compõem o país. Desde os pratos de peixe e frutos do mar da costa atlântica, até as carnes e queijos do interior, passando pelas especiarias e frutas trazidas das antigas colônias, a gastronomia portuguesa é um verdadeiro tesouro de sabores e aromas.
Neste artigo, vamos apresentar 7 receitas de comida portuguesa que você precisa experimentar, seja em uma viagem ao país, seja na sua própria casa. São receitas simples, mas deliciosas, que vão te fazer sentir um pouco da essência de Portugal.
O que é a Comida Portuguesa?
A comida portuguesa é o resultado de uma longa história de intercâmbios culturais e gastronômicos entre os povos que habitaram ou visitaram o território português ao longo dos séculos. Os romanos, os visigodos, os árabes, os judeus, os celtas, os fenícios, os africanos, os asiáticos e os americanos deixaram suas marcas na culinária portuguesa, que soube aproveitar e adaptar os ingredientes e as técnicas de cada um.
A base da alimentação portuguesa é o pão, o azeite, o vinho, o alho, a cebola, o sal e as ervas aromáticas, como o louro, o coentro, a salsa, o tomilho e a hortelã. A carne de porco é a mais consumida, seguida pela de vaca, de frango e de cordeiro. O bacalhau é o peixe mais famoso, mas há também uma grande variedade de peixes frescos e frutos do mar, como o polvo, a sardinha, o robalo, o carapau, o camarão, a lula, o mexilhão e a amêijoa.
A doçaria portuguesa é outro destaque, com receitas que levam ovos, açúcar, farinha, amêndoas, nozes, figos, mel e canela. Os doces conventuais, feitos pelas freiras dos mosteiros, são os mais tradicionais, como o pastel de nata, o toucinho do céu, o pudim de ovos, o pão de ló e o bolo de arroz.
Como Fazer as Receitas de Comida Portuguesa
A seguir, vamos ensinar como fazer 7 receitas de comida portuguesa, passo a passo, com os ingredientes e o modo de preparo. São receitas fáceis de fazer, mas que exigem alguns cuidados e dicas para ficarem perfeitas. Vamos lá?
1. Bacalhau à Brás
O bacalhau à brás é um dos pratos mais populares e típicos da cozinha portuguesa. Consiste em bacalhau desfiado, batata palha, ovos mexidos, cebola, alho, salsa e azeitonas pretas. É uma receita simples, mas muito saborosa e nutritiva.
Ingredientes
- 500 g de bacalhau dessalgado e desfiado
- 500 g de batata palha
- 6 ovos
- 2 cebolas grandes picadas
- 4 dentes de alho picados
- 1/4 de xícara de azeite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Salsa picada a gosto
- Azeitonas pretas a gosto
Modo de Preparo
- Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem macios e dourados.
- Adicione o bacalhau e misture bem. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando, até o bacalhau ficar bem solto e seco.
- Em uma tigela, bata os ovos com um garfo e tempere com sal e pimenta-do-reino.
- Junte a batata palha ao bacalhau e misture bem. Em seguida, acrescente os ovos batidos e mexa delicadamente, até os ovos cozinharem e formarem uma mistura cremosa.
- Desligue o fogo e salpique a salsa picada por cima. Decore com as azeitonas pretas e sirva em seguida, acompanhado de uma salada verde.
2. Caldo Verde
O caldo verde é uma sopa típica da região do Minho, no norte de Portugal. É feita com batatas, couve-galega, chouriço, alho, sal e azeite. É uma sopa reconfortante, ideal para os dias frios, e que pode ser servida como entrada ou como prato principal.
Ingredientes
- 1 kg de batatas descascadas e cortadas em pedaços
- 1,5 litro de água
- 1 colher de chá de sal
- 4 dentes de alho picados
- 300 g de couve-galega cortada em tiras finas
- 200 g de chouriço cortado em rodelas
- 1/4 de xícara de azeite
- Pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
- Em uma panela grande, coloque as batatas, a água, o sal e o alho. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar até as batatas ficarem macias, cerca de 20 minutos.
- Com uma escumadeira, retire as batatas e transfira para um liquidificador. Bata até obter um purê liso e homogêneo. Reserve.
- Na mesma panela, coloque o chouriço e deixe fritar um pouco, até soltar a gordura. Retire o chouriço e reserve.
- Na mesma panela, acrescente o purê de batatas e misture bem. Se necessário, ajuste o sal e a pimenta-do-reino. Deixe ferver e adicione a couve-galega. Cozinhe por mais 10 minutos, até a couve ficar macia, mas ainda verde.
- Desligue o fogo e regue com o azeite. Sirva o caldo verde em pratos fundos, com as rodelas de chouriço por cima.
3. Pastel de Nata
O pastel de nata é um dos doces mais famosos e apreciados da doçaria portuguesa. É feito com massa folhada e um creme de ovos, leite, açúcar, farinha e limão. É assado em forminhas de metal, até ficar dourado e crocante. É servido polvilhado com canela e açúcar em pó.
Ingredientes
- 1 rolo de massa folhada
- 500 ml de leite
- 6 gemas
- 150 g de açúcar
- 40 g de farinha
- Casca de 1 limão
- Manteiga para untar
- Canela e açúcar em pó para polvilhar
Modo de Preparo
- Em uma panela, coloque o leite, o açúcar, a farinha e a casca de limão. Leve ao fogo médio e mexa com um batedor de arame, até engrossar e formar um creme liso e brilhante. Retire do fogo e deixe amornar.
- Em uma tigela, bata as gemas com um garfo e passe por uma peneira. Junte as gemas ao creme de leite e misture bem. Reserve.
- Preaqueça o forno a 200°C e unte 12 forminhas de metal com manteiga.
- Corte a massa folhada em 12 círculos e forre as forminhas, deixando uma borda de 1 cm. Pique a massa com um garfo e leve ao forno por 10 minutos, até ficar levemente dourada.
- Retire as forminhas do forno e recheie com o creme de ovos, sem encher demais. Leve ao forno novamente por mais 15 minutos, até o creme ficar firme e dourado.
- Retire os pastéis de nata do forno e deixe esfriar um pouco.
- Desenforme e polvilhe com canela e açúcar em pó.
- Sirva mornos e aproveite esses deliciosos pastéis de nata, um clássico da doçaria portuguesa. Bom apetite!
4. Cozido à Portuguesa
O cozido à portuguesa é um prato típico do inverno, que reúne vários tipos de carnes, enchidos, legumes e tubérculos em um único cozimento. É uma receita que varia de acordo com a região e a disponibilidade dos ingredientes, mas que sempre tem um sabor intenso e reconfortante.
Ingredientes
- 500 g de carne de vaca (músculo, peito ou acém)
- 500 g de carne de porco (entrecosto, orelha ou pé)
- 300 g de frango
- 200 g de chouriço de carne
- 200 g de farinheira
- 200 g de morcela
- 4 cenouras descascadas e cortadas em rodelas
- 4 batatas descascadas e cortadas em quartos
- 2 nabos descascados e cortados em pedaços
- 1 couve-portuguesa cortada em quartos
- 1 cebola descascada e cortada em quartos
- 4 dentes de alho inteiros
- 2 folhas de louro
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Água suficiente para cobrir os ingredientes
- Arroz branco cozido para acompanhar
Modo de Preparo
- Em uma panela grande, coloque as carnes, os enchidos, a cebola, o alho, o louro, o sal e a pimenta-do-reino. Cubra com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 2 horas, ou até as carnes ficarem macias. Retire as carnes e os enchidos e reserve. Coe o caldo e reserve.
- Em outra panela, coloque os legumes e os tubérculos. Cubra com o caldo reservado e leve ao fogo alto. Quando ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, ou até os legumes ficarem macios. Escorra e reserve.
- Em uma travessa grande, arrume as carnes, os enchidos, os legumes e os tubérculos. Regue com um pouco do caldo e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 10 minutos, para dourar.
- Sirva o cozido à portuguesa em pratos individuais, acompanhado de arroz branco cozido e de mais caldo, se desejar.
5. Arroz de Pato
O arroz de pato é um prato tradicional da culinária portuguesa, que consiste em um arroz cozido no caldo do pato, misturado com pedaços de carne desfiada e assado no forno com rodelas de chouriço e bacon. É uma receita que pode ser servida em ocasiões especiais, como o Natal ou o Ano Novo, ou em qualquer dia que você queira impressionar os seus convidados.
Ingredientes
- 1 pato inteiro limpo
- 4 xícaras de arroz
- 8 xícaras de água
- 2 cebolas picadas
- 4 dentes de alho picados
- 1/4 de xícara de azeite
- 2 folhas de louro
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 100 g de chouriço cortado em rodelas
- 100 g de bacon cortado em tiras
- Salsa picada a gosto
Modo de Preparo
- Em uma panela grande, coloque o pato, uma cebola, dois dentes de alho, uma folha de louro, sal e pimenta-do-reino. Cubra com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 1 hora e meia, ou até o pato ficar macio. Retire o pato e reserve. Coe o caldo e reserve.
- Em outra panela, aqueça o azeite e refogue a outra cebola, os outros dois dentes de alho e a outra folha de louro até ficarem macios e dourados. Adicione o arroz e misture bem. Junte o caldo reservado e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até o arroz ficar cozido e solto. Retire do fogo e reserve.
- Desfie a carne do pato, descartando a pele e os ossos. Em uma travessa refratária, espalhe metade do arroz. Por cima, distribua a carne desfiada. Cubra com o restante do arroz. Decore com as rodelas de chouriço e as tiras de bacon. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 15 minutos, ou até dourar.
- Retire do forno e salpique a salsa picada por cima. Sirva o arroz de pato quente ou morno, acompanhado de uma salada verde.
6. Sardinhas Assadas
As sardinhas assadas são um dos pratos mais emblemáticos da gastronomia portuguesa, especialmente no verão, quando se celebram as festas populares de Santo Antônio, São João e São Pedro. As sardinhas são assadas na brasa, temperadas com sal grosso e servidas com pão, batatas cozidas, salada de pimentos e vinho verde.
Ingredientes
- 1 kg de sardinhas frescas e limpas
- Sal grosso a gosto
- Pão, batatas cozidas, salada de pimentos e vinho verde para acompanhar
Modo de Preparo
- Aqueça uma grelha sobre brasas bem quentes. Espalhe sal grosso sobre a grelha e coloque as sardinhas por cima, sem sobrepor. Deixe assar por cerca de 5 minutos de cada lado, ou até ficarem douradas e cozidas por dentro.
- Retire as sardinhas da grelha e sirva em pratos individuais, acompanhadas de pão, batatas cozidas, salada de pimentos e vinho verde. Tempere as sardinhas com mais sal grosso, se desejar.
7. Bolo de Arroz
O bolo de arroz é um bolo simples, mas muito saboroso, que faz parte da doçaria tradicional portuguesa. É feito com farinha de trigo, farinha de arroz, açúcar, manteiga, ovos, leite, fermento e raspa de limão. É assado em forminhas individuais, que lhe dão um formato característico.
Ingredientes
- 150 g de farinha de trigo
- 150 g de farinha de arroz
- 150 g de açúcar
- 150 g de manteiga
- 4 ovos
- 1/2 xícara de leite
- 1 colher de chá de fermento em pó
- Raspa de 1 limão
- Manteiga e farinha para untar e polvilhar
Modo de Preparo
- Preaqueça o forno a 180°C e unte 12 forminhas de metal com manteiga. Polvilhe com farinha e reserve.
- Em uma tigela, peneire as farinhas e o fermento. Reserve.
- Em outra tigela, bata a manteiga e o açúcar com uma batedeira, até obter um creme fofo e claro. Adicione os ovos, um a um, batendo bem após cada adição. Junte a raspa de limão e misture.
- Aos poucos, adicione a mistura de farinhas e o leite, alternando e mexendo com uma espátula, até obter uma massa homogênea e lisa.
- Divida a massa pelas forminhas, enchendo até 3/4 da capacidade. Leve ao forno por 25 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia limpo.
- Retire os bolos de arroz do forno e deixe esfriar um pouco. Desenforme e sirva mornos ou frios, polvilhados com açúcar em pó, se desejar.
8. Francesinha:
Ingredientes:
2 fatias de pão
2 salsichas frescas
2 bifes finos de carne
2 fatias de presunto
2 fatias de queijo
Molho picante a gosto
Molho de tomate
Modo de Preparo:
Faça um sanduíche com os ingredientes na seguinte ordem: pão, salsicha, bife, presunto, queijo e outra fatia de pão.
Cubra com molho de tomate e leve ao forno para gratinar.
Sirva com molho picante a gosto.
9. Amêijoas à Bulhão Pato:
Ingredientes:
1 kg de amêijoas
4 dentes de alho
Coentros frescos picados
Azeite
Sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo:
Lave bem as amêijoas em água fria para remover a areia.
Em uma panela grande, refogue o alho picado em azeite.
Adicione as amêijoas e cozinhe até que elas se abram.
Tempere com sal, pimenta e coentros picados antes de servir.
10. Feijoada à Transmontana:
Ingredientes:
500g de feijão branco
300g de carne de porco (orelheira, chouriço, morcela, costelas, etc.)
1 cebola
2 dentes de alho
Cominhos a gosto
Azeite
Sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo:
Cozinhe o feijão em água com sal até ficar macio.
Numa panela à parte, cozinhe as carnes até estarem bem cozidas.
Refogue cebola e alho em azeite com cominhos.
Misture as carnes e o feijão, e cozinhe juntos por alguns minutos.
11. Torta de Azeitão:
Ingredientes:
6 gemas
150g de açúcar
100g de farinha
6 claras
Manteiga e farinha para untar
Modo de Preparo:
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo.
Adicione a farinha e misture bem.
Bata as claras em neve e incorpore-as na massa delicadamente.
Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada.
Asse em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20-25 minutos.
Desenforme, deixe esfriar e sirva.
Dúvidas Comuns sobre a Comida Portuguesa
Se você tem alguma dúvida sobre a comida portuguesa, confira as respostas para algumas das perguntas mais frequentes:
- Qual é a diferença entre o pastel de nata e o pastel de Belém? O pastel de nata é um doce genérico, que pode ser encontrado em qualquer lugar, enquanto o pastel de Belém é uma marca registrada, que só pode ser comprado na fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa. A receita do pastel de Belém é secreta e diz-se que só três pessoas a conhecem. Ambos os doces são muito parecidos, mas o pastel de Belém é considerado mais cremoso e crocante.
- O que é o vinho verde? O vinho verde é um tipo de vinho produzido na região do Minho, no norte de Portugal. É um vinho jovem, leve, fresco e frutado, que pode ser branco, rosé ou tinto. O nome vinho verde não se refere à cor, mas à acidez e à presença de gás carbônico, que lhe dão um sabor levemente borbulhante.
- O que é o piri-piri? O piri-piri é uma variedade de pimenta vermelha, muito picante, que foi trazida pelos portugueses das antigas colônias africanas. O piri-piri é usado para temperar carnes, peixes, frutos do mar, molhos e sopas, dando-lhes um toque ardente e exótico.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu 7 receitas de comida portuguesa que você precisa experimentar, além de mais 3 receitas com a mesma palavra-chave. Você também conheceu um pouco da história, da cultura e da importância da comida portuguesa, bem como algumas dúvidas comuns sobre o tema.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se sinta inspirado a experimentar e a apreciar a comida portuguesa, que é uma das mais ricas e variadas do mundo. Se você gostou deste artigo, deixe-nos uma opinião sincera e sugestões de outros temas que você gostaria de ver aqui. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!