Youtube Cozinha Pra 1

Saiba os alimentos que mais contem agrotóxicos

 

Os agrotóxicos são substâncias que servem para impedir a ação do que prejudica a plantação, tal como insetos, bactérias e fungos e ajudam os vegetais e frutas a se desenvolverem mais, tornando a plantação mais rentável. Mas o agrotóxico não traz só coisas boas, eles são feitos de produtos químicos muito fortes que a planta absorve transmitindo diretamente para o alimento que consumimos. Então, enquanto achamos que estamos fazendo uma alimentação saudável na verdade estamos ingerindo alimentos cheios de coisas que prejudicam nossa saúde, contribuindo para o desenvolvimento até de doenças graves como o câncer, problemas neurológicos, doenças do sistema nervoso e má formação fetal.

Recentemente a ANVISA publicou uma lista com a porcentagem de contaminação por agrotóxico de cada alimento. Em 2010, foi usado 1 milhão de toneladas de agrotóxicos em lavouras do país. Ou seja, 5 kg por brasileiro. E é espantoso observar que os 5 mais contaminados são os alimentos bastante presentes na mesa do brasileiro.

 

Essas porcentagens representam a quantidade de alimentos produzidos impróprios para o consumo.

 

É sempre importante lembrar que lavar retira o excesso de agrotóxicos acumulados na casca do alimento, portanto uma boa higienização pode amenizar esse efeito, mas não pode retirar o que já foi absorvido pelo alimento.

Para higienizar corretamente os alimentos siga o seguinte processo: Lave folhas e hortaliças por um minuto com esponja e detergente neutro, sempre tire as folhas externas das verduras, elas concentram mais agrotóxicos e para as frutas lave com água corrente e sabão em abundância enxaguando bem e retirando a casca.

Se você puder consuma alimentos orgânicos de produção local, procurando sempre saber o processo que o alimento passa até chegar á sua mesa. Caso não tiver acesso, tente evitar os alimentos mais contaminados da lista, hoje não vemos problemas, mas tenha certeza que o seu corpo no futuro refletirá suas escolhas de agora.

 

Fonte: Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos da Anvisa.

 

 

Busca - Categorias
Buscar - Contatos
Buscar - Conteúdo
Busca - Fonte de Notícias
Busca - Weblinks

Perfil


Gabriela Fonte tem 24 anos, mora em São Paulo e é formada em Publicidade, mas se apaixonou pelo prazer de comer bem. Criou o CP1 em 2011 e toda semana é publicada uma nova receita!




    Cozinha pra 1 no Blogger        Cozinha pra 1 no Facebook        Cozinha pra 1 no Twitter        Canal do Cozinha pra 1 no YouTube   

 

 

 

 

_

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! 

Todas as receitas estão no Petitchef  

Uêba - Os Melhores Links LinkLog

Colmeia: O melhor dos blogs