Youtube Cozinha Pra 1

Dia Mundial do combate ao Diabetes

Hoje, dia 14 de novembro é o dia mundial do combate ao Diabetes, essa doença na maioria das vezes silenciosa merece nossa atenção não só hoje, mas como todos os dias. Por isso achamos interessante passar esse informativo para vocês, a nossa nutricionista colaboradora Tatiana Branco nos enviou esse texto para elucidarmos os pontos mais importantes referentes a essa doença.

O que é?

Diabetes é uma doença multifatorial, que pode acontecer em diferentes fases da vida de uma pessoa, por conta de um metabolismo alterado dos açúcares (carboidratos).

Quais os tipos?

Existem 3 principais. O diabetes tipo 1, que geralmente acontece na infância e se estende por toda a vida, e a pessoa depende do uso de insulina injetável. O diabetes tipo 2 geralmente acontece durante a vida adulta e terceira idade, por uma série de fatores de risco (alimentação errada, tabagismo, excesso de peso, hipertensão, falta de atividade física...) e não depende do uso de insulina. O terceiro tipo, é o diabetes gestacional, que coloca a mãe e o bebê em risco (precisa de acompanhamento durante toda a gestação e observação do bebê no pós parto), e faz com que nasçam os mega bebês (acima de 4Kg).

Quais os sintomas mais comuns?

Os principais sinais e sintomas que um diabético apresenta são: muita sede, muita urina (faz muito xixi, constantemente, inclusive acorda muito para urinar), apetite aumentado (e geralmente vontade de doces), e em casos mais extremos, dificuldades de cicatrização de feridas e cortes, perda de peso (mesmo em pessoas obesas ou que se alimentam excessivamente), cansaço.

Como eu sei se tenho diabetes?

Através da dosagem do açúcar presente no sangue (glicemia) e do teste de tolerância oral à glicose (curva glicêmica). Outros testes podem ser solicitados por seu médico ou nutricionista, para complementar o diagnóstico e qual será a linha de tratamento a ser seguida. História familiar (parentes de primeiro grau – pai, mãe, irmãos, avós) também é um forte indicativo para o surgimento de diabetes.

Como tratar o diabetes?

O mais importante antes de tratar é prevenir para que a doença nunca se manifeste. No caso dos diabéticos tipo 1, que dependem de insulina e normalmente nasceram assim, o acompanhamento clínico deve ser constante, com plano alimentar detalhado e conscientização. Para quem já abusou e se tornou diabético sem depender de insulina, os fatores de risco podem ser modificáveis, como eliminar o tabagismo, seguir uma dieta fracionada e balanceada - orientada por nutricionista, manter o peso corporal em uma faixa adequada (IMC dentro dos padrões de peso adequado apar altura e idade), e manter uma vida ativa.

 

Sobre o dia Mundial da Diabetes e onde fazer o teste

Para comemorar este dia, a ADJ Diabetes Brasil está organizando uma série de eventos em São Paulo com o objetivo de diagnosticar novos casos e conscientizar a população sobre a prevenção e o tratamento.

No dia de hoje, a campanha para detectar a doença estará na estação de metrô Brás realizando exames gratuitos e a ADJ Diabetes Brasil, em parceria com a Prefeitura vai iluminar de azul quatro monumentos da cidade: a Ponte Estaiada, o Monumento às Bandeiras, o Obelisco do Ibirapuera e o Arco do Viaduto do Chá. Não perca tempo, se você nunca fez um teste de diabetes faça, essa doença atinge atualmente 12 milhões de brasileiros. 

 

Para mais informações, visite os sites:

http://www.diabetes.org.br

http://www.diamundialdodiabetes.org.br/

http://www.diabetes.org.br

Busca - Categorias
Buscar - Contatos
Buscar - Conteúdo
Busca - Fonte de Notícias
Busca - Weblinks

Perfil


Gabriela Fonte tem 24 anos, mora em São Paulo e é formada em Publicidade, mas se apaixonou pelo prazer de comer bem. Criou o CP1 em 2011 e toda semana é publicada uma nova receita!




    Cozinha pra 1 no Blogger        Cozinha pra 1 no Facebook        Cozinha pra 1 no Twitter        Canal do Cozinha pra 1 no YouTube   

 

 

 

 

_

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! 

Todas as receitas estão no Petitchef  

Uêba - Os Melhores Links LinkLog

Colmeia: O melhor dos blogs