Youtube Cozinha Pra 1

O lado bom da gordura

O fenômeno de Maillard é uma reação química entre açúcares, como a glucose, e aminoácidos que produzem aromas como os que estão no gosto da casca do pão, no cheiro do churrasco, em cervejas e chocolates. Essa reação leva à formar compostos castanho-escuros, que são chamados de melanoidinas, que dão a cor dourada aos alimentos cozidos. O químico francês Louis-Camille Maillard apresentou pela primeira vez essa reação em 1921, de quem leva o seu nome.

Quem cozinha deve saber que as gorduras dão gosto às carnes, pois por muito tempo se acreditou que elas possuíam apenas a capacidade de dissolver compostos aromáticos pouco solúveis em água e que, quando eram cozidas, tinham gostos ruins, rançosos, ou se oxidavam no cozimento. Porém, os cozinheiros atentos sabem que o gosto da carne se modifica com as gorduras presentes e os químicos têm feito experimentos que confirmam o papel das gorduras nas reações de Maillard, produzindo compostos aromáticos.

Em 1983, Donald Mottram e R. Edward observaram que os lipídios são indispensáveis ao gosto característico da carne cozida e em, 1989, Linda Farmer apontou que eles modificam os perfis aromáticos das carnes.

Você sabia que existia esse lado bom da gordura? Nos diga nos comentários, ok?

Beijos!

Busca - Categorias
Buscar - Contatos
Buscar - Conteúdo
Busca - Fonte de Notícias
Busca - Weblinks

Perfil


Gabriela Fonte tem 24 anos, mora em São Paulo e é formada em Publicidade, mas se apaixonou pelo prazer de comer bem. Criou o CP1 em 2011 e toda semana é publicada uma nova receita!




    Cozinha pra 1 no Blogger        Cozinha pra 1 no Facebook        Cozinha pra 1 no Twitter        Canal do Cozinha pra 1 no YouTube   

 

 

 

 

_

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui! 

Todas as receitas estão no Petitchef  

Uêba - Os Melhores Links LinkLog

Colmeia: O melhor dos blogs